Próspero 2008...

Conhecido pelos nomes de “cagador”, “o homem que caga”, “o homem que leva a cabo suas tarefas”, o “caganer” também aparece no presépio húngaro, e tem sua origem em lendas e costumes anglo-saxões.
A figura tradicional do “caganer” é um camponês com uma barrete típica na cabeça. Normalmente com um cigarro à boca, enquanto cumpre sua “obrigação natural”, por vezes, traz à mão um pedaço de papel ou um jornal aberto para amenizar tal “obrigação natural” com a leitura e talvez utilizá-lo para “limpeza” posterior.

A representação do nascimento do Cristo em presépio tal como conhecemos hoje, surgiu no século XIII, por volta de 1220, por obra de Francisco de Assis. Depois, aos poucos, o presépio saiu das paróquias e conventos, e começou a ser montado nas residências particulares.

O significado desta personagem dentro do presépio pode ser explicada como:
- O “caganer”, em produzindo excrementos, fertiliza a terra. Portanto, pode ser considerado como um símbolo de prosperidade e de sorte ao ano que chegará.
- Outra razão seria demonstrar a humildade do nascimento do Cristo, na representação das coisas simples e banais da vida humana.
- A terceira explicação e das mais prosaicas é: o “caganer” é considerado uma ótima piada pelos catalães.
Eu não sei nada, mas achei muito engraçada a figura e gostei da idéia da fertilização e prosperidade, pois trabalhando em Publicidade e num país como o Brasil, uma das coisas mais comuns no dia-a-dia, é encontrar “caganers” fertilizando a nossa vida com suas idéias e ações.
A quem é de crer em Cristo, um feliz Natal, a quem não é de crer em Cristo, um feliz natal. E que o “caganer” lhes semeie um próspero e feliz 2008.

