Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

18.12.07

Próspero 2008...

O “caganer” é uma das figuras mais características e estranhas do imaginário popular natalino da Catalunha, Espanha. A inserção desta personagem desinibida e controvertida no presépio, é um contraponto que humaniza a representação do mistério do Natal.

Conhecido pelos nomes de “cagador”, “o homem que caga”, “o homem que leva a cabo suas tarefas”, o “caganer” também aparece no presépio húngaro, e tem sua origem em lendas e costumes anglo-saxões.

A figura tradicional do “caganer” é um camponês com uma barrete típica na cabeça. Normalmente com um cigarro à boca, enquanto cumpre sua “obrigação natural”, por vezes, traz à mão um pedaço de papel ou um jornal aberto para amenizar tal “obrigação natural” com a leitura e talvez utilizá-lo para “limpeza” posterior.

Esta peça que continuamente permite uma criativa
reinterpretação (ver imagens do post, com famosos sendo representados) é distribuída de forma cuidadosa nos presépios, com o intuito de não chocar (normalmente o “caganer” fica escondido atrás de alguma ponte ou arbusto na montagem).

A representação do nascimento do Cristo em presépio tal como conhecemos hoje, surgiu no século XIII, por volta de 1220, por obra de Francisco de Assis. Depois, aos poucos, o presépio saiu das paróquias e conventos, e começou a ser montado nas residências particulares. No século XVIII, as casas das famílias aristocráticas, começaram a produzir presépios monumentais que eram visitados por numeroso público. Aos poucos, novas personagens e criaturas foram acrescidas à família de Cristo. Daí surgiram lavadoras, pastores, Reis Magos, galinhas, vacas, e por fim o “caganer” acabou tomando parte da cena.


O significado desta personagem dentro do presépio pode ser explicada como:

- O “caganer”, em produzindo excrementos, fertiliza a terra. Portanto, pode ser considerado como um símbolo de prosperidade e de sorte ao ano que chegará.


- Outra razão seria demonstrar a humildade do nascimento do Cristo, na representação das coisas simples e banais da vida humana.

- A terceira explicação e das mais prosaicas é: o “caganer” é considerado uma ótima piada pelos catalães.

Eu não sei nada, mas achei muito engraçada a figura e gostei da idéia da fertilização e prosperidade, pois trabalhando em Publicidade e num país como o Brasil, uma das coisas mais comuns no dia-a-dia, é encontrar “caganers” fertilizando a nossa vida com suas idéias e ações.

A quem é de crer em Cristo, um feliz Natal, a quem não é de crer em Cristo, um feliz natal. E que o “caganer” lhes semeie um próspero e feliz 2008.


5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Grande garoto! Aqui, além da gente se deliciar com tantos doces, acaba tendo lições culturais fantásticas. feliz natal!

Ery Roberto Corrêa
www.infinitopositivo.blogger.com.br

21 de dezembro de 2007 às 22:09  
Blogger Unknown said...

Ahhahahahahaha.... esse acho que foi o post de Natal mais engraçado que vi na vida.... Caganer para todos nós !!!!

Beijossssssssssssssssss!

25 de dezembro de 2007 às 23:29  
Blogger Cristiane said...

Ah, João, só você mesmo para descobrir uma coisa destas! hehehehehe. Muito engraçado =D

Também não sei de nada, mas penso que a idéia é satirizar mesmo.

Um bom ano para todos nós! Com paz de espírito, amor e saúde! ps.: um pouco mais de dinheiro e algumas viagens também não fariam mal, né?! :D

beijos

27 de dezembro de 2007 às 11:01  
Blogger Tenho um oceano no olhar, o resto... said...

Querido amigo, um ótimo 2008 para você. Muita luz. Saudades.

PS: Adorei o post. Abandonou-me nas visitas ao oceano? Está super light, quase um fotoblog... rs falta de tempo...
Bjo grande
E que em 2008 a distância SP-Sorocaba encurte, permitindo, assim, mais visitas e encontros.
Bjo meu e do Dan

28 de dezembro de 2007 às 10:11  
Anonymous Anônimo said...

João, FELIZ ANO NOVO!

31 de dezembro de 2007 às 10:33  

Postar um comentário

<< Home