Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

8.11.07

Jeito de falar...

Bom, como meu salário não teve aumento mesmo, minha conta continua rubra e minha choradeira sobre política e não irá resolver nada neste momento resolvi falar do Dicionário do Sorocabanês.

Obra de indelével relevância no estudo da lingüística interiorana, que alguns impolutos amigos sorocabanos resolveram compilar. Serão pesquisados e anotados todos os neologismos e gírias que são pertinentes ao sorocabano nato ou estrangeiro radicado nessa cidade tão especial, bem como das cidades vizinhas que compõe a região.

DICIONÁRIO DO SOROCABANÊS (expressões e verbetes do dialeto falado na região sorocabana)


Capote: cair; escorregar; tombo; queda; dar golpe em alguém.
- O cara fez a curva com a bicicleta e tomou o maior capote!

Campião: pessoa ou coisa especial; que tem qualidade.
- Esse carro tá campião de bão!

Espeloteada(o): pessoa elétrica que tem temperamento forte; birrenta.
- Essa menina é muito espeloteada!

Óia: olhar algo; veja; preste atenção.
- Óia só que coisa!

Póde erguê: Não vou fazer; nem pensar; de jeito nenhum.
- Preciso que você vá à pé até a cidade!
- Póde Erguê que eu vô!

Posá: Dormir em algum lugar.
- Posso posá hoje aqui?

Quaiá o bico: dar muita risada; achar algo muito engraçado, gargalhar.
- O pião tomou um capote e eu quaiei o bico!

Rodei: utilizado quando você ou alguém atrasou para compromisso.
- São 8:30 h.!!! Você rodou?
- Rodei!

Trincar o côco: tomar todas, beber até cair.
- Hoje eu vou no bar e só saio quando trincar o côco!

Uia: olhar coisa ou pessoa interessante; chamar atenção para algo especial.
- Úia que belezura!

Vai rendê: vai dar certo; algo que vai funcionar.
- Hoje eu vou no baile, vai rendê!

Xééé: nem pensar; de jeito nenhum; de forma alguma.
- Você vai trabalhar domingo??
- Xééé!!!

1 Comments:

Blogger K said...

ih, se esse vocabulario valer em Ibiúna, já sei ele decór! eeebaaaa!
saudadona.
manda noticias?
beijos

23 de novembro de 2007 às 20:59  

Postar um comentário

<< Home