Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

2.10.07

Fecham-se as cortinas...



Quando eu era criança, não havia transmissões do esporte bretão como acontece nos dias de hoje. Para acompanhar os jogos do meu time, eu ouvia o rádio em AM, pois FM estéreo não existia naquela região do estado. Normalmente eu ouvia as narrações do Fiori Giglioti e confesso que me divertia muito, pois a imaginação era um fator fundamental. A gente via as jogadas, mesmo sem a imagem.

Oops...mas não estou para falar de saudosismo não. O que me fez lembrar disso é outro assunto. A memória do Brasil, a memória dos brasileiros, a memória da mídia brasileira. Durante os jogos, Fiori usava algumas frases de efeito para designar os momentos cruciais da partida. Quando estas se encontravam nos minutos finais, ele dizia: "Estamos no apagar das luzes". E quando o jogo terminava, lá vinha uma de suas mais famosas expressões: "Fecham-se as cortinas, encerra-se o espetáculo."

Pois bem, nesta semana fez um ano que o avião da Gol caiu, e o que aconteceu depois disso. Depois dos dias seguintes ao evento, à busca dos corpos etc? Nada? Os seguros às famílias das vítimas foram pagos? Há 3 meses o avião da TAM caiu e daí? O presidente da ANAC continua no seu lugar e nas entrelinhas já disse que não sai e que ninguém lhe tira. A morte do pequeno João no Rio já levou algum tempo e daí? O que aconteceu com os que o mataram? E, e, e... Quem está cobrando por isso? Quem está buscando resultados? Quem está pressionando os Poderes? Ninguém. Ninguém?

Tantos "es", tantas histórias esquecidas, com a página virada, que já venderam manchetes e aumentaram Ibope, mas que cairam no esquecimento. Corrupção, violência, desdém com a vida humana, políticos canalhas, povo sofrendo, muitos calhordas se enriquecendo e todas estas notícias cairam no esquecimento. Fecharam-se as cortinas destes espetáculos, já esperando abrí-las para os próximos eventos. Seja o novo maníaco do parque, ou outro avião que derrape, ou outro ônibus que perca os freios, ou outro que perca a sanidade e sequestre um outro ônibus...

Então me pergunto: a mídia está fazendo jornalismo neste país? A memória do povo é curta ou a fazemos curta? Não deveria a Mídia, com sua importância fazer com que estes acontecimentos não caissem no esquecimento? Acho que sim..., principalmente dos casos onde as vítimas não sejam celebridades e sofram no anonimato.

Precisamos reagir e cobrar das autoridades, mas também de quem informa ao grande público, uma ação mais forte e decidida, que não se esconda atrás apenas de resultados econômicos, mas que mantenham posturas éticas em busca pela verdade.