Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

9.8.07

Livros e livros...

Meu amigo Ery, torcedor fanático do Coxa, me deu uma tarefa interessante e profunda: indicar os 5 livros que me marcaram a vida, ou que sejam meus favoritos ou enfim...

É engraçado fazer um exercício desses, pois já li tantos livros em minha vida e dependendo da época um marcou mais que o outro. Ele, em seu post, alinhou os 5 mais interessantes e marcantes, lidos recentemente. Foi uma forma de delinear o impacto recebido pelas obras no tempo/espaço pois sei que é um leitor ávido também. Mas apesar de gostar do método, resolvi fazer de forma diferente. Vou relatar 5 livros que por razões diferentes, foram importantes para mim, mas que não necessariamente foram mais importantes que alguns outros não citados abaixo:

O Príncipe, Nicolau Machiavel
A Divina Comédia, Dante Alighieri
O Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley
A Rosa do Povo, Carlos Drumond de Andrade
Para Viver Um Grande Amor, Vinícius de Moraes

Gostei do formato escolhido no post de meu amigo, falar um pouco sobre cada uma das obras. Farei o mesmo, mas em posts distintos, porque do contrário, este post ficaria quilométrico.

Aproveitarei para indicar 5 amigos também e quem sabe eles se sintam incentivados a participar da brincadeira.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá, João.
Passei para retribuir a visita e dizer-lhe que aceito o desafio. Vou pensar a respeito deste desafio.
Amitiés,
BetoQ.

10 de agosto de 2007 às 05:26  
Anonymous Anônimo said...

Sem dúvida que é uma lista respeitável. Um quinteto que cheira poesia brasileira, que se entremeia por inigualável fonte original para uma cosmovisão medieval, somado pela importância da obra de Machiavel, só pode ser uma receita fabulosa de conhecimentos. E ainda tem uma fábula futurista que marcou o batismo de muita gente no salutar hábito da leitura. João, parabéns. Estarei vigilante para conferir a continuação que dará a este post, falando da sua visão sobre cada obra. Você foi criativo ao escolher este caminho. Valeu. Forte abraço.

10 de agosto de 2007 às 08:56  
Blogger Anna said...

Caro João, li e aceito o desafio. Só vou demorar um tanto para pensar no assunto, você compreende :) Amicalement...

10 de agosto de 2007 às 12:46  
Anonymous Anônimo said...

Vou já colocar minha lista, graxadinho! ;)

10 de agosto de 2007 às 20:55  
Blogger Flavia Correia said...

João!!!
Tudo bonzinho?
Difícil fazer uma lista com apenas 5 livros,não é? Li alguns que me marcaram muito:
* A Insustentável Leveza do Ser
* Cem Anos de Solidão
* Memórias do Subsolo
* A Hora da Estrela
* Dom Casmurro

12 de agosto de 2007 às 19:59  
Anonymous Anônimo said...

Dessa lista eu li "O Príncipe", duas vezes, aliás, pra fazer trabalhos para alunos.
Saudade
Beijoca

15 de agosto de 2007 às 17:26  

Postar um comentário

<< Home