Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

22.5.07

Sempre se sabe...

Estou desanimado com tudo que acontece nesse nosso país. A cada acerto que vejo, aparecem 10 desacertos. Cony, na sua coluna de hoje na Folha de São Paulo fala sobre literatura traçando um paralelo com o atual escândalo (mais um) econômico-político.

Para não deixar este espaço em branco, posto que estou com o saco cheio, deixo o texto bem escrito dele.

Sempre se sabe CARLOS HEITOR CONY, in Folha de São Paulo, 22 de maio de 2007.

RIO DE JANEIRO - No romance, dois irmãos são diferenciados porque um é filho legítimo e o outro, ilegítimo -num tempo em que a lei civil fazia esse tipo de diferença. Suportam-se na medida do possível.
Já adultos, os pais mortos, têm coragem de conversar sobre o assunto que os separa desde a infância. O irmão legítimo fica admirado ao ver que o meio-irmão conhecia a origem bastarda. Pergunta admirado: "Como é que você soube?". O outro responde: "No fundo, sempre se sabe".
Na vida real acontece mais ou menos a mesma coisa. Cedo ou tarde, de forma completa ou não, por meios legais ou violentos, ficamos sabendo do que acontece em volta da sociedade. Aparentemente, há a versão explícita e negociada dos atos e fatos que podem ser divulgados, comentados, até mesmo criticados, quando o regime é democrático, a imprensa é livre e os tribunais funcionam normalmente. A maioria daquilo que realmente acontece fica encapsulada pelas conveniências do poder e pela sabedoria geral, que aconselha a não meter a mão em cumbuca.
Apesar disso, o conflito de interesses periodicamente desponta e tira do casulo um pouco da verdade, ou pelo menos uma versão não-autorizada, levantando o espesso tapete que ocultou o lixo sempre suspeitado, mas pouquíssimas vezes provado. Surge então um grande escândalo, cujas proporções variam de acordo com a soma de escândalos menores.
Marx disse que ninguém melhor do que Balzac estudou o dinheiro como personagem da história. No tempo do autor de "Cesar Birotteau", podia-se enriquecer de várias maneiras, inclusive as legais. Hoje, o caminho preferencial para a riqueza passa pelo Estado, nem sempre de forma legal. Podemos fechar os olhos para isso, mas, no fundo, sempre se sabe.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Sempre se sabe e sempre nos enoja e nunca fazemos o suficiente ?
Arrrghhhh.....

Beijosss.. (sem arghhhhh...risos)

23 de maio de 2007 às 23:51  

Postar um comentário

<< Home