Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

7.5.07

Baú aberto...





Conversando com uma amiga sobre o daltonismo, recebi informações mais detalhadas do que se trata esse negócio. Faz tempo que sei ser portador desta deficiência, mas nunca tinha lido a respeito e menos ainda sabia que isso ocorre mais em homens do que em mulheres (97% é muito). em todo caso, para tirar a dúvida das pessoas, deixo abaixo o texto que recebi dela e os links para quem for curioso.

Agora, só quem usou roxo pensando que era azul e bege pensando que era verde é que me entenderá. Ah, e também postei um poeminha que fiz com este tema há alguns anos.


Daltonismo

Também chamada de discromatopsia ou "cegueira para as cores", é um defeito genético de transmissão bastante peculiar que atinge, em 97% dos casos, os homens. Isso ocorre porque a falha genética está ligada ao cromossomo X. Os homens têm apenas um X, como as mulheres têm dois desses cromossomos, a chance de ter os dois defeituosos é menor. Homens daltônicos vão transmitir o gene do daltonismo somente para suas filhas, nunca para os filhos, as filhas não manifestam nunca o daltonismo mas têm uma chance de 50% de transmiti-lo para seus filhos homens. Portanto, homem daltônico só tem possibilidade de ter netos daltônicos se tiver filhas, que serão sempre, e somente, portadoras, e a possibilidade desses netos serem daltônicos será sempre de 50%.


O daltonismo não é tido como uma deficiência física de grande significado (dado que a maior parte dos daltônicos tem visão normal, no que se refere às demais características), apesar de dificultar, e muitas vezes impossibilitar, uma série de atividades profissionais e do dia-a-dia. Apesar de não existir nenhum tratamento, tem se desenvolvido alguns recursos ópticos para facilitar a identificação das cores.

Na retina humana normal existem receptores sensíveis às cores, os cones, que contêm pigmentos seletivos para a cor, verde, vermelha e azul. A deficiência de cores ocorre quando há uma redução na quantidade de um ou mais desses pigmentos.

Os daltônicos vêem de 500 a 800 cores. Uma das cores prediletas de quem tem esta alteração genética é o roxo, cor viva. A incidência de daltônicos pode variar conforme a localidade. Nos EUA e na Europa, por exemplo, é maior do que entre os índios da região andina. É comum que uma mesma família tenha diversos casos de daltonismo...

...Apenas um numero muito pequeno de pessoas sofre de verdadeira incapacidade para ver todas as cores. Neste caso dizemos que têm visão acromática, ou seja, vê o mundo em tons preto, branco e cinza. A estimativa é de que, para cada 30 ou 40 mil pessoas, exista uma acromata. Quem tem acromatopsia nem mesmo sonha em cores.

Fontes:
www.oftalmocenter.com.br/daltonismo.htm
www.saudeplena.com.br/noticias/index_html?retranca=dalto2&NN=dalto

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Com essa coisa de comentário moderado, não se vê o que se comentou na hora...pois... saí, deixei o blog aberto e não lembro se já comentei... arrghhhh !

Se já falei, vai de novo: excelente post sobre o daltonismo, adorei a poesia e a entrevista do Jaguar no anterior, DEZ !

Beijão !!!

9 de maio de 2007 às 23:56  

Postar um comentário

<< Home