Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

12.6.07

O que é...



Clarice Lispector, além de brilhante escritora, era jornalista e em suas entrevistas ela costumava fazer sempre as mesmas 3 perguntas independentemente do seu entrevistado. Neste dia dos namorados, interessante ler as respostas de alguns de seus entrevistados para a revista Manchete no final dos anos 60 para uma destas perguntas: O que é o amor?

"É a própria vida, é o melhor da vida, tudo. No amor não sou profano, aí não. Sou sectário"

Jorge Amado, escritor

"Eu sou um romântico no sentido quase caricatural. Acho que todo amor é eterno e, se acaba, não era amor. Para mim, o amor continua além da vida e além da morte. Digo isso e sinto que se insinua nas minhas palavras um ridículo irresistível, mas vivo a confessar que o ridículo é uma das minhas dimensões mais válidas"

Nelson Rodrigues, dramaturgo, escritor e cronista

"A melhor definição seria: o amor é o amor"

Pablo Neruda, poeta chileno

"Não sei definir, e você?

"Nem eu" (Clarice responde)
Chico Buarque, cantor e compositor

"O amor que constrói para a eternidade é o amor paixão, o mais precário, o mais perigoso, certamente o mais doloroso. Esse amor é o único que tem a dimensão do infinito"

Vinícius de Moraes, poeta e compositor

"A coisa mais importante do mundo é o amor. (...) Amor é se dar, se dar, se dar. Dar-se não de acordo com o seu eu - muita gente pensa que está se dando e não está dando nada - mas de acordo com o eu do ente amado. Quem não se dá, a si próprio detesta, e a si próprio se castra. Amor sozinho é besteira"

Tom Jobim, cantor, compositor, arranjador e instrumentista

A fonte para este post foi o livro "Entrevistas", recém lançado pela Rocco.