Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

9.1.06

Autran...

O Fantasma (Álvares de Azevedo)

Sou o sonho de tua esperança,
tua febre que nunca descansa,
O delírio que te há de matar!...

Ontem estava a assistir o Canal Livre, com o brilhante Paulo Autran sendo entrevistado. Sempre gostei do ator e sempre admirei o homem que ele é. Suas atitudes, sua ética, sua sinceridade. Fez uma clara análise do governo atual numa frase simples: "Quisera eu ser o único brasileiro insatisfeito com nosso governo atual." Perfeita esta frase e bem realista.
Mas tudo bem, não vim aqui escrever sobre o Autran que falou sobre política, mas sobre o mago que ao declamar frases, arranca lágrimas de sisudos jornalistas e emociona a quem o vê e ouve à distância.
No final de sua entrevista, por solicitação de um dos jornalistas, ele declamou uma obra prima de Casemiro de Abreu, Meus oito anos. Fiquei bobo... aliás, como sempre fico ao vê-lo atuando.

Aqui um trecho do belo poema de Casemiro para quem não recorda:

Meus oito anos

"Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais..."

Ah, por que postei Álvares de Azevedo? Porque deu vontade.