Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

24.6.05

Quermesse...

Hoje não vou falar de política por dois motivos:
1) estou enojado vendo a lama sair por todos os orifícios de nosso Congresso
2) e hoje é dia de São João

Neste dia, todos os anos, havia quermesses com barracas de pescaria e argolas, pau de sebo, leilão de prendas, fogueiras, quadrilhas, bandeirolas por todo o pátio da igreja. Era uma diversão ver meus amigos e amigas vestidos de caipiras com pintas e bigodes falsos, além da roupa xadrez e o chapéu de palha.

Lembro disso com muita saudade da minha infância e da adolescência, na cidade pequena, no interior paulista e ainda hoje curto com prazer as velhas cantigas...

Cai, cai balão

Cai, cai balão
Cai, cai balão
Aqui na minha mão
Não cai não,
Não cai não, não cai não
Cai na rua do sabão...

Sonho de papel

O balão vai subindo
Vem caindo a garoa
O céu é tão lindo
E a noite é tão boa
São João, São João
Acende a fogueira
No meu coração...

Capelinha de melão

Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa
É de manjericão.
São João está dormindo
Não me ouve não
Acordai, acordai
Acordai, João...

Pula a fogueira

Pula a fogueira, Iaiá
Pula a fogueira, Ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira
Já queimou o meu amor...

Isto é Lá Com Santo Antônio - Lamartine Babo

Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
São João ficou zangado
São João só dá cartão
Com direito a batizado
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Disse o velho num sorriso:
Minha gente, eu sou chaveiro!
Nunca fui casamenteiro!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio