Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

16.5.05

Onde vamos parar???

Fui criado numa cidade do interior de São Paulo, cuja população mal chegava aos 50 mil habitantes. Sem frescuras, cresci entre jogo de futebol na rua, várias brincadeiras com os demais amigos do bairro, ia bem de manhã para a escola, sozinho ou com a incubência de levar os meus irmãos mais novos. Na pré adolescência comecei a me interessar por história, pois estávamos em plena ditadura e sempre eu ouvia um zum zum entre os adultos. Estava sempre de orelha em pé. Havia duas coisas que adorava fazer nesta idade: ir à Biblioteca Municipal, me enterrar nos livros de História, principalmente de História Antiga e ir ao Museu da cidade ver e rever as peças que contavam da participação dos munícipes na Revolução de 32.

Minha cidade fica localizada próxima à divisa com Minas, então, as memórias ainda eram vivas... Conheci pessoas (senhores de idade) que haviam lutado durante a Revolução, uns acreditando num sonho, outros querendo se verem livres da Federeção, mas todos idealistas. Ficava olhando aquelas armas antigas, os cartuchos, os cantis d'água, os uniformes etc, imaginando quem usara cada uma das peças. Viajava nestes momentos. Imaginação é uma coisa ótima.

Hoje, olho assustado o mundo em que vivemos. Nossa educação, com "e" minúsculo mesmo, pois assim ela se encontra, anda largada ao léu. Vi uma notícia que me deixou muito triste: numa cidade vizinha à minha, um museu como o que eu visitava, foi roubado duas vezes nos últimos 4 meses. O alvo do crime era sempre o mesmo: só roubaram armas antigas, também oriundas da época da Revolução de 32. Garruchas, fuzis e granadas.

Triste, sim, mas muito pior que isso, foi a decisão da Prefeitura Municipal de Mococa de fechar os Museus da cidade por falta de segurança. Se tudo isso não bastasse, a polícia neste final de semana prendeu os ladrões dos bens históricos: dois ladrões que usavam as armas para roubar na região e até onde a EPTV apurou, eram dois adolescentes.

Seria tão melhor se eles estivessem nos bancos das escolas aprendendo História, Matemática, Literatura, Geografia etc...