Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

2.5.05

Escaravelho do Diabo...

Quando eu tinha 8 anos de idade e fazia 3º ano primário, o que conhecemos hoje como Ensino Fundamental, fui introduzido ao mundo literário pela minha querida professora Cidinha. Fui “obrigado” a ler e resumir um livro da Coleção Vagalume, da Editora Ática, que se chamava “O Escaravelho do Diabo”, de Lúcia Machado de Almeida. Abriu-se um novo mundo para um moleque em plena ditadura.

Posteriormente, entre os 8 e os 12 anos de idade, Lúcia e Matilde continuaram este caminho e novos livros da mesma coleção, da Coleção Para Gostar de Ler e de outros autores me foram indicados.

Neste período alguns nomes me marcaram profundamente: Monteiro Lobato, José de Alencar, Machado de Assis, Maria José Dupré, José Lins do Rego, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga, José Mauro de Vasconcelos, Homero Homem, Paulo Mendes Campos entre outros.

Entretanto, tudo começou com o livro de Lúcia Machado de Almeida e hoje fiquei sabendo de sua morte. Morreu há dois dias num hospital do interior de São Paulo, com 94 anos. Natural de Nova Granja, no interior de Minas Gerais, a autora, que completaria 95 anos nesta quarta-feira, notabilizou-se pelos livros da coleção Vaga-Lume, voltados ao público infanto-juvenil, que fizeram muito sucesso nos anos 80. Entre os principais títulos escritos por ela, estão "Xisto no Espaço", "Xisto e o Pássaro Cósmico", "Aventuras do Xisto", "O Caso da Borboleta Atíria", "Atíria na Amazônia", "Spharion" e "O Asteróide", além de "O Escaravelho do Diabo".

Descanse em paz, Lúcia e muito obrigado por me abrir os olhos para estas aventuras infanto-juvenis que me faziam viajar pelo mundo dos sonhos, me introduzindo ao mundo da Literatura.