Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

15.2.07

Um bife por 115 reais...



O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina no mundo (não é a toa que o rebanho de gado no Brasil é responsável pela emissão de 70% do metano jogado na atmosfera aumentando o efeito estufa. O metano é um gás mais tóxico e prejudicial para a camada de ozônio do que o CO2).

Apesar dessa grande produção e da qualidade reconhecida em todo o mundo, tem feito um grande sucesso no país um prato de carne bovina criado primeiramente pela Churrascaria Varanda, de São Paulo e hoje vendido também pela Rubayat. É o prato com “Bife de Kobe” e custa R$ 115,00. Outros restaurantes de renome começaram a servir pratos confeccionados com esta mesma carne.

Este prato é feito com carne de boi da raça wagyu, importada do Japão, da região de Kobe e que recebe um tratamento todo especial, desde alimentação com cerveja a sessões diárias de massagem. Abaixo listo as principais características desta carne e da criação dos bois.

Para um país com tal discrepância social, onde milhões não tem carne para comer, aliás mal tem arroz com feijão, apesar da propalada e inócua Bolsa Família, é interessante vermos que um prato deste famoso bife, custa 115 reais e que já começa ficar em falta em alguns dos restaurantes “chics” tal a procura pelo mesmo.

Quem tiver curiosidade de conhecer mais detalhes da briga por estes clientes especiais, bem como mais detalhes de outros pratos exclusivos, leia matéria completa da Júlia Zilig para a EXAME neste link:

As principais características da carne de Wagyu

- Criação

Tudo é feito para relaxar os animais e tornar a carne macia — inclusive massagens, dieta regada a cerveja e sessões de música clássica.

- Genética

A raça japonesa wagyu, que dá origem ao bife de Kobe, é especialmente rica em gorduras, o que aumenta o sabor da carne.

- Preço

A média internacional é de 1000 dólares por quilo — no Brasil, o bife pode custar 150 reais. Um restaurante americano faz um bife de Kobe com fritas quesai por 1 050 dólares.