Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

19.1.07

Maluco Beleza...

Bom, quem me conhece sabe que trabalho com publicidade, em uma agência no interior de São Paulo. Mesmo numa cidade interiorana, uma agência de publicidade é sempre um ninho de doidos. Com jobs em cima da hora, cliente pedindo coisas quase impossíveis, estresse total e para diminuir a pressão, temos malucos cantando ou imitando os outros durante o trabalho e com muita gozação de todo tipo.

Esse ambiente informal por vezes apresenta situações surreais. A partir das 19h, quando parte das pessoas já se foi, o telefone toca menos, e praticamente só ficam os proprietários, alguns atendimentos e sobretudo os surtados da criação é quando as cenas mais insólitas acontecem.

Na última quarta, quando já me preparava para ir embora e fui até o departamento de Criação dizer boa noite, escuto uma canção num idioma estranho. A melodia era conhecida da minha infância (acho que vocês também já a ouviram):

Eu sou pobre, pobre, pobre de marre marre marre...

Pensei: “Nossa, estão cantando em Twi, ou Africans ou Ucraniano...”

Era a voz desafinada de um amigo criativo que entoava:

“La unuaj tri nomeroj

estas unu, du kaj tri
en TRI estas tri literoj
To kay Ro kay I”

Não acreditei e parei do lado para ouvir e entender. Contava ele que fora algo parecido com instrutor de Escoteiros ou de Acampamentos quando mais jovem e que de vez em quando ele cantava em Esperanto para os jovens.

Ou seja, às 19 horas de uma quarta, você entra na agência e encontra uma marmanjo cantando “Marre de si” em esperanto.

Se eu contasse apenas, ninguém acreditaria... ainda bem que tenho testemunhas. Mas nem adianta, que o nome do artista eu não divulgo.

Em todo caso, deixo abaixo a letra em Esperando de uma música bem conhecida e que tem tudo a ver com este post.


Frenezulbeleco - Maluco Beleza

Komponis kaj kantas portugale: Raul Seixas
Versio en Esperanto: Antonio Luís Lourenço dos Santos

Jen kiam vi pli kaj pli penas sin
Esti normala ulo,
Ĉiam fari la samon.
Miaflanke lernas mi esti freneza,
Frenezulo kompleta,
Ĝenerala frenezec',
Kontrolita mia malsaĝec',
Miksita kun mia mensklarec'.
Kaj estos miPlena je certeco,
Frenezulbeleco
Kaj tiun ĉi vojon elektis mi mem.
Ĝi estas facila voj',
Ne estas kien iri.
Kontrolita mia malsaĝec',
Miksita kun mia mensklarec'.
Kaj estos mi
Plena je certeco,
Frenezulbeleco.