Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

8.1.07

Citações...

Sempre gostei de citações. Desde pequeno sempre gostei de lê-las e de pinçá-las dos textos mais complexos como romances e poesias. Na coluna Marcelo Coelho, em 04/01 sobre as ironias literárias, li a seguinte situação:

“O compositor Berlioz se notabilizou pela extravagância genial de suas obras. Teve o belo gesto de visitar o poeta Heinrich Heine, que estava em plena desgraça, abandonado por todos em seu leito de morte. Heine recebeu-o com um sorriso: ‘Ah, Berlioz, é você? Sempre original!’ ”

Heinrich Heine - (Düsseldorf, 1798-Paris, 1856)

Este poeta alemão veio de uma culta família de comerciantes hebreus alemães. Quando era estudante de Direito compôs o poema Intermezzo, inspirado no amor desditoso que sente por uma sua prima. Surpreende a emoção e a simplicidade com que trata o tema, então tão freqüente, do amor não correspondido. Por razões de saúde passa temporadas nas margens do mar do Norte, que lhe inspira uma série de poemas sombrios e pitorescos sobre o amor frustrado, incluídos no seu famoso Buch der Lieder (Livro das Canções).

Nos seus últimos anos, paralítico e prostrado na cama, escreve o Romanceiro, em que expressa a sua concepção hebraica da religião, e um volume de poemas Atta Troll, ein Sommernachttraum, reflexões sobre a morte que se aproxima e evocações do seu primeiro amor. Nestes seus últimos anos, viveu na França e apesar de bom poeta e curioso prosador, ficou conhecido por suas citações ferinas. Nunca perdeu seu espírito agudo e mordaz.

Alguns exemplos desta ironia e mordacidade com muita perspicácia:

“O mundo conta com mais imbecis que habitantes.”

“É nas obras dos poetas que se deve pesquisar sua história: é lá que podemos encontrar suas confissões mais secretas.”

“Estou completamente convencido que, quando os asnos se insultam, não há mais sangrenta injúria do que se chamar de homens.”

“Deus nos deu a língua para que pudéssemos dizer coisas charmosas a nossos amigos e as mais duras verdades a nossos inimigos.”

“Muitas vezes digo à vida: não me dês tanto, para que não me possas levar tanto.”

“Os perfumes são os sentimentos das flores.”