Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

5.1.07

Dia de Reis...



Eu fui criado católico, com direito a catecismo, primeira comunhão e crisma. Isso misturado com cidade pequena no interior paulista e filho de uma família católica com avó beata, só poderia me levar a conhecer toda a bíblia, os santos católicos e os festejos em dias santificados. Procissões, novenas, missas às 6 da manhã, festas de santos, jejuns, semana santa etc. Tudo isso conheci. Não acho que tenha sido ruim, mas não repetiria algumas dessas coisas, pois deixei de acreditar na validade de muitas delas.

Entretanto, se teve uma manifestação popular de origem católica que muito me marcou foi o dia de folias de reis. Todo dia 06 de janeiro, um grupo de pessoas se juntavam e saiam mascarados de casa em casa no bairro, tocando viola e cantando músicas encenando a história do nascimento de Jesus e a visita dos três reis magos. As pessoas os recebiam com doces e petiscos. E eles faziam uma oração, cantavam pelos cômodos da casa e partiam para a próxima casa.

Para um moleque, era algo muito divertido e movimentado. Boas memórias, boas lembranças, as pessoas eram felizes e demonstravam esta alegria, independentemente da crença.

Amanhã, dia 06 é dia de folia de reis. Boas lembranças, boas memórias... Ah, também era o dia de desarmar a árvore de natal e guardar todos os enfeites na caixinha para o ano seguinte.