Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

21.1.07

Metrópolis...

Revi o inquietante Metrópolis (1926), de Fritz Lang ontem. A cada vez que o assisto, mais fico abismado com a metáfora ou com as metáforas sociais que este filme carrega.

Lang, foi um diretor de origem austríaca, naturalizado americano. Nasceu em Viena, em 1890, e morreu na Califórnia, em 1976. Foi um dos expoentes do Expressionismo, um estilo que tentava descrever emoções subjetivas e as reações que os objetos e os acontecimentos provocam, e não a realidade objetiva, e que se caracterizou na Alemanha por ter um estilo duro, arrojado e visualmente muito intenso. Metrópolis possivelmente o mais importante filme de ficção científica alguma vez realizado, é uma visão expressionista do futuro, baseado no livro da sua mulher Thea von Harbou.

Metrópolis é uma vigorosa metáfora que se hospeda no futuro distante para retratar a crescente luta de classes. O herdeiro de um poderoso industrial apaixona-se por uma operária. Um perigoso cientista planeja transformá-la em um andróide, para incitar a classe trabalhadora à rebelião. As cenas de rebelião lembram muito “O Encouraçado Potemkin”, e os cenários futuristas são impressionantes. Lang cria um visual muito verossímil, onde ele coloca a classe oprimida vivendo em cidades nos subsolos, não muito diferentes do que são as periferias de hoje. Já aos poderosos, reserva as bucólicas paisagens da superfície. Os cenários da cidade certamente inspiraram filmes posteriores, como “Blade Runner”, enquanto o estilo das fábricas e a opressão do maquinário definitivamente inspiraram dois gênios: René Clair, em “A Nós a Liberdade”, e Chaplin em “Tempos Modernos”.

Uma frase bem marcante do roteiro é dita pela personagem Maria: Ter a mente que cria e as mãos que constroem é fundamental, mas o coração deve unir as duas coisas. As críticas e as metáforas contidas no filme, não perdem sua energia mesmo nos dias de hoje. Seu valor é inegável e sua atualidade posta a prova a cada minuto.

Abaixo temos: uma foto de Lang, imagem de um cartaz do filme e uma foto de bastidores bastante curiosa.