Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

1.11.05

Drops culturais...

HENFIL DO BRASIL
De 29 de outubro a 15 de janeiro de 2006 (terça-feira a domingo, das 10h às 21h)
Centro Cultural Banco do Brasil
R. Álvares Penteado, 112, região central, tel. 3113-3651
Entrada franca

Para quem mora em Sampa, penso que não se pode perder a Exposição especial em homenagem ao grande Henfil. É uma mostra inédita que reúne acervo com mais de 400 desenhos originais de Henrique de Souza Filho, o Henfil (1944-1988), cartunista, quadrinhista e colaborador do histórico jornal O Pasquim, além de fotos, imagens, frases, publicações e depoimentos. Com seu traço econômico e de grande expressividade, criou personagens tipicamente brasileiros em favor das críticas ao autoritarismo e às mazelas sociais, contribuindo, assim, para recriação do desenho de humor politicamente engajado.

Ele nos faz falta.

O outro assunto curioso é uma pesquisa sobre os intelectuais no mundo.

PESQUISA ESCOLHE OS MAIORES INTELECTUAIS DE HOJE

A lista dos 100 intelectuais os mais notórios do planeta, elaborada pelos leitores da Prospect e do portal Foreign Policy, sugere que a era dos grandes pensadores contestadores está encerrada, mas a vitória marcante de Noam Chomsky mostra que muitos cultivam certa nostalgia daqueles tempos.
A lista dos 100 intelectuais os mais notórios do planeta, elaborada pelos leitores da Prospect e do portal
Foreign Policy, sugere que a era dos grandes pensadores contestadores está encerrada, mas a vitória marcante de Noam Chomsky mostra que muitos cultivam certa nostalgia daqueles tempos.

Com dois dos votados, eu concordo plenamente, já com a lista em sua totalidade, a achei interessante, mas não tenho cacife para discutí-la.

Noam Chomsky

Nascido em 1928 em Filadélfia, Chomsky conquistou suas distinções acadêmicas quando ainda era um jovem professor de lingüística no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos anos 50. A sua teoria da gramática transformacional, que ele desenvolveu naquela época, postula que a capacidade de formar uma linguagem estruturada é inata ao ser humano. Mas o grande público veio a conhecer Chomsky pela sua oposição declarada à guerra do Vietnã. Por mais de 40 anos, ele tem sido o crítico mais barulhento e mais consistente da academia contra as políticas seguidas pelos Estados Unidos, tanto dentro de casa como no exterior. Chomsky escreveu mais de quarenta livros e até hoje dá palestras com freqüência, e continua sendo um provocador mais prolífero do que nunca.

Milton Friedman

Esta filho de imigrantes húngaros que foi criado em Nova Jersey é famoso, sobretudo por ser o grande defensor da liberdade individual e por defender a idéia segundo a qual os impostos deveriam ser cortados "toda vez que isso for possível". A sua teoria do monetarismo, que sublinha a importância do controle da emissão de moeda, substituiu o keynesianismo durante certo período como a concepção dominante na teoria econômica. O trabalho de Friedman na Universidade de Chicago projetou suas idéias na cena política mundial, e, em 1976, ele foi contemplado com o prêmio Nobel de Economia. As suas concepções, transmitidas pelo intermédio de Keith Joseph (1918-1994, político conservador britânico) e do IEA (Instituto de Assuntos Econômicos), influenciaram as políticas dos primeiros governos de Margaret Thatcher.

Leiam mais no link do título.