Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

14.7.05

Campanhas inesquecíveis...

Dias atrás viajava pela região onde passei toda a minha infância e adolescência. Numa fazenda próxima à minha cidade, foi rodado um filme publicitário que marcou esse período. Era um filme sobre uma marca de café, o Café Seleto. Mostrava um grupo de crianças entre 5 e 10 anos, que desciam um pequeno morro de ruas de café, cantando o jingle com uma letra singela, quase simplória e pouco criativa, mas com certeza bem objetiva. A letra escrita por Archimedes Messina era assim:

Depois de um sono bom
A gente levanta
Toma aquele banho
Escova os dentinhos.

Na hora de tomar café,
É o Café Seleto
Que a mamãe prepara
Com todo carinho

Café Seleto tem sabor delicioso
Cafezinho gostoso,
É o Café Seleto
Café Seleto, Café Seleto

Café Seleto é torrado eletronicamente.


Toda vez que viajo por esse caminho e passo bem em frente ao local em que foram feitas as locações para esta peça, o filme, que já não o vejo desde 78 ou 79, mas está na lembrança, consigo imaginar as crianças passando por entre os pés de cafés.

Em minha modesta opinião é justamente assim que uma campanha deve ser para atingir os objetivos do cliente. Ir direto ao público formador de opinião ou comprador, mostrar o que o produto faz ou promete, e falar de forma clara e objetiva.

É óbvio que se pode ser criativo, aliás, deve-se ser criativo, mas só criatividade sem entender o que o cliente precisa vender e nem o que o público quer ver/ouvir não resolver, martelaremos no escuro e possivelmente erraremos o prego. O problema é que os dedos continuarão por lá. Por vezes criam-se peças que parecem verdadeiras obras de arte, mas que não transmitem as mensagens adequadas e/ou não atingem o público correto.

Se for continuar nesta linha, tenho certeza que todos se recordarão facilmente de campanhas memoráveis. Para mim ainda soam os jingles dos Cobertores Paraíba, Duchas Corona, Groselha Milani etc.

Digam as suas...