Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

23.1.05

Presente e Presentes...

Ganhei um delicioso presente no Natal de 2004! Um livro chamado: O Retorno e Terno Crônicas, de Rubem Alves. Tenho me deliciado com ele, mas em vez de lê-lo de uma única vez, tenho lido com calma...um crônica por vez e tentado refletir. Rubem escreve de maneira maravilhosa e nos penetra a alma. Podemos concordar ou não com o que ele escreve, mas não ficamos inertes.

Deixo abaixo um texto do autor, não do livro citado, mas um trecho de um artigo dele que li na net, na página do UOL, há um bom tempo...

Aperitivos
1.
“Analfabeta não é a pessoa que não sabe ler. É a pessoa que, sabendo ler, não gosta de ler.“ (Quem foi que disse isso? Acho que foi o Mário Quintana).
2. A menininha de 9 anos me explicou como as crianças na sua escola aprendiam a ler: “Aqui na Escola da Ponte não aprendemos letras e silabas. Só aprendemos totalidades...“
3. Os compositores colocam em suas partituras indicações para orientar o intérprete: lento, presto, adagio, alegretto, forte, piano, ralentando. Os escritores deveriam fazer o mesmo com seus textos. Há textos que devem ser lidos lentamente, expressivamente, tristemente. Outros que exigem leveza, rapidez, riso. O leitor experiente não precisa dessas indicações. Mas elas poderiam ajudar os principiantes.
4. “Mais valem dois marimbondos voando que um na mão“ (Almanak do Aluá).
5. Graciliano Ramos relata que, quando menino, na escola lhe ensinaram um ditado: “Fale pouco e bem e ter-te-ão por alguém“. Ele repetia o ditado mas ficava com uma dúvida: “Quem será esse ‘Tertião’?“