Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

2.9.08

Diversidade cultural...


O Brasil com seu tamanho territorial e por conseguinte, com sua pluralidade cultural é sempre um ótimo laboratório de pesquisa sobre a língua portuguesa. Temos o modo caipira de falar, o gauchês, o carioca, o mineirim, o nordestino, mas existem expressões regionais fantásticas e independentes do modo de falar da região. São sempre ricas estas expressões.

Será lançada hoje em Brasília, a Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês – 3ª Edição, de autoria do jornalista Paulo José Cunha que reúne palavras e expressões tipicamente piauienses, com farta exemplificação do emprego de cada verbete, a partir da literatura, da publicidade e do jornalismo, além de exemplos recolhidos dos principais personagens da cena cultural e artística do estado.

Vejam alguns exemplos destas expressões piauenses:

XIS COM - Em diagonal com. Forma inteligente que o piauiense encontrou para ensinar um endereço. "A casa de Zequinha Manguaça? Fica xis com o Boteco Pinga ni Mim".

BONITO PRA CHOVER - É o que se diz quando o céu anuncia a dádiva da chuva que faz brotar roças e espalha o verde nos pastos. Tempo feio, no Piauí, é o do sol que prenuncia a seca. Para nós, tempo bom é quando está bonito pra chover."

GUABES - É quem tem pontaria certeira. O contrário de GUABES é FUNDO.

ENFIAR PEIDO EM CORDÃO - Ficar ocioso, sem fazer nada.

LICUTE - Namoro meloso ou "chameguento".

TER CABELO NA VENTA - Ter experiência, ser cuidadoso.

EMPAIAR - Ocupar, atrapalhar.

NUM PÉ E NOUTRO - Rápido. "Vá entregar esse documento ao presidente Lula mas vá depressa, num pé e noutro. Não vá ficar por lá empaiando o homem que ele tem muito o que fazer".

AQUELES MONTES - Muito, por demasia. "Se ele gosta dela? Não, só aqueles montes".

BÊ-ERRE-O-BRÓ - Os meses mais quentes do ano, todos terminados em BRO - setembro, outubro, novembro e dezembro.