Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

29.7.08

Esprit noveau...

Guillaume Apollinaire, nascido Wilhelm Apollinaris Albertus de Kostrowitzky, em Roma, no dia 26/08/1880, era considerado o porta-voz de uma geração de rebeldes. Amigo de Jarry, Picasso e Braque, foi um dos notáveis inspiradores do esprit nouveau que abalou a cultura cosmopolita da França na virada do século: sua obra literária e crítica anunciava os princípios de uma nova estética que tinha como fundamento a ruptura com os modelos do passado. Era reconhecido como um dos poetas mais importantes da vanguarda parisiense.

Mas, Apollinaire era um alvo perfeito para os conservadores: sua poesia dispensava a pontuação e a tipografia regular, além de se voltar com freqüência para uma temática cosmopolita, atenta às experiências sensíveis que resultavam das novidades técnicas como o avião, o telefone, o rádio e a fotografia. Morreu em 1918, jovem, mas muito produtivo.

É um dos poetas de língua francesa que mais gosto, talvez por esta sua vontade de reverter o conservadorismo. Abaixo uma pequenina amostra de sua obra:

Et toi mon coeur...

Et toi mon coeur pourquoi bats-tu

comme un guetteur mélancolique
J'observe la vie e la mort



E tu meu coração...
E tu meu coração porque bates coração
Como triste sentinela
Observo a vida e a morte

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Blog em descanso ???

Beijosss...

24 de agosto de 2008 às 23:37  

Postar um comentário

<< Home