Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

26.8.06

Políticos...

"Em ano de eleição a memória é a arma mais eficiente!"

Desconheço o autor, mas li em algum lugar e concordo com a frase e portanto, nada melhor do que estarmos atentos ao que temos de informação sobre os políticos em quem pensamos em votar. Além do site da Transparência Brasil, hoje foi lançado o site do Fernando Rodrigues com o nome de Políticos do Brasil. Vale a pena ficarmos atentos e conhecer bem os empregados que colocaremos no Executivo e Legislativo (não podemos esquecer que são nossos empregados, pagamos seus salários).

Abaixo está parte do texto do Uol sobre o site do Fernando:

Site traz banco de dados com declarações de bens de políticos eleitos em 98 e 2002 e candidatos em 2006

Em 1998, quando concorria a outro cargo, um candidato a presidente em 2006 não registrou qualquer conta bancária na sua declaração de bens, ainda que já ostentasse, à época, mais de 20 anos de vida pública. Cassado e tornado inelegível nos anos 90, um agora aspirante à Câmara dos Deputados se elege vereador em outubro de 2004 e em junho de 2005 adquire um apartamento numa cidade turística famosa pelas baixas temperaturas, no mesmo condomínio onde possui outro apartamento. Um ex-prefeito que se elegeu e reelegeu deputado estadual declara em 2006 possuir um patrimônio menor do que em 1998, quando era empresário. Detalhe: dispõe de R$ 95.000,00 "em espécie", segundo a lacônica lista enviada este ano à Justiça Eleitoral.

O site Políticos do Brasil (www.politicosdobrasil.com.br), no UOL, resultado de uma vasta pesquisa realizada pelo jornalista Fernando Rodrigues ao longo de cinco anos, coloca à disposição do internauta um banco de dados que muitos políticos preferem ver inacessível. São milhares de declarações de bens dos candidatos majoritários e proporcionais de 1998, 2002 e 2006, acompanhadas de informações como o número do CPF dos políticos, seus gastos declarados nas campanhas de 1998 e 2002 e suas estimativas de gastos para 2006.