Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

25.7.06

Felicidade...

É comum no nosso dia-a-dia ouvirmos diversas expressões, ditados e provérbios sobre como alcançar a felicidade. Todos precisam ser felizes, todos têm urgência de serem felizes, todos têm obrigação de ser felizes. A busca pela mesma, muitas das vezes, nos torna infelizes, de tanta pressão que sentimos. Algumas pessoas se dizem felizes, apenas para se encaixarem numa sociedade, que é cada dia mais supérflua, mais superficial, onde os verdadeiros valores de viver em comunidade são trocados pelos valores intrínsecos de possuir bens e de se encaixarem em suas “tribos sociais”.

No New York Times de ontem saiu uma matéria bem interessante do Tim Madigan sobre a felicidade nos Estados Unidos. O legal é que esta análise também tem validade para nosso país, pois estamos numa sociedade que valoriza o “ter”, em vez do “ser”.

Entre outras coisas, na matéria “O que o faz feliz?”, o jornalista americano diz: “Para muitos americanos, a busca pela felicidade significa empilhar televisões de plasma, SUVs e McMansões. Mas as pesquisas sugerem que o verdadeiro êxtase tem pouco a ver com bens materiais.”


Se tiverem interesse, leiam a matéria completa no link


O valor das coisas não está no tempo que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso, existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
Fernando Pessoa