Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

5.5.06

Lindo e triste país...

Engraçado como são as coisas. Nos início dos noventa uma frase estampou todas as manchetes no país: o tempo é o senhor da razão. Esta frase foi proferida pelo então presidente da República, Fernando Collor de Mello ao se defender das críticas e acusações de corrupção. Antes que alguém me interprete erroneamente, não, eu não penso que ele era inocente, mas infelizmente nunca conseguimos provas reais da culpa. Um dia ainda espero que a verdade seja confirmada.

O que me remeteu a esta frase, foi a situação vivida por alguns personagens de nossa vida política e pública, mais especificamente, o atual Presidente da República; seu antigo “1° ministro”, José Dirceu; o ex-presidente do PT, José Genoíno; o jornalista Franklin Martins entre outros. Todos sempre disseram ter um passado limpo, de “luta” contra a Ditadura Militar, contra a corrupção dos governos, contra as “malévolas” empresas multinacionais que aqui se instalaram etc.

Hoje, todos estes “campeões da honestidade” estão na berlinda acusados de corrupção, improbidade administrativa, falsa ideologia, nepotismo, tráfico de influência etc.

O mundo mudou? Os conceitos mudaram? Ou eles não são mais os mesmos? Sei lá, como diria Aparício Torelli, o Barão de Itararé, : "Certos políticos brasileiros confundem a vida pública com a privada."

Faço coro a Toquinho no player...

Lindo e Triste Brasil
(Toquinho – 1989)

Sou nascido aqui nesse país.

Tão gigante, tão franzino,
Seu destino ao deus-dará.
Rios e fontes aos montes
E dunas de areia em beiras de mar.
Tudo aqui é mesmo tão lindo, morena,
Pena que o homem não pensa em cuidar.
A solidão é viver sem ninguém
Em quem poder confiar.

Minha gente é gente desse país.

Povo lindo, chora rindo, canta na Sapucaí.
Entre enredo e passista
Misturam-se médico, artista e gari.
Com muito pouco que temos
Ainda sabemos, sofrendo, cantar e sorrir.
Sou do país do futuro,
Futuro que insiste em não vir por aqui.

Somos muitos e muito podemos fazer.

Vai rolinha, pintassilgo,
Vai andorinha e tiziu.
Nadem golfinhos e peixes
Nas águas dos mares, dos lagos, dos rios.
Quem sabe ainda veremos
O que o Poetinha um dia sonhou mas não viu:
Pátria, minha patriazinha, tadinha,
Lindo e triste Brasil.


O cara ainda posa para fotos no trem da empresa privatizada, enquanto promete não reagir à expropriação de nossos bens na Bolívia (afinal de contas, como contribuinte também sou sócio da Petrobrás).