Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

2.3.06

Filmes e livros...

Numa recente pesquisa entre bibliotecários britânicos, o livro "O sol é para todos", escrito em 1960 pela americana Harper Lee, foi escolhido como a obra que todo mundo deve ler antes de morrer. No livro, Harper Lee explora as relações raciais e de classe no sul dos Estados Unidos na década de 1930 contando a a história de um homem negro que é injustamente acusado de estupro de uma garota branca. A obra lhe valeu um Prêmio Pulitzer e a escolha foi feita para marcar o Dia Mundial do Livro, comemorado nesta quinta-feira.

Confesso que ainda não li e penso realmente em fazê-lo, ainda mais depois que soube que foi baseado neste livro que se escreveu o roteiro de um filme com o mesmo nome, rodado em 1962 e estrelado por Gregory Peck. Se amei o filme, com certeza amarei o livro.

capa do DVD e imagem do filme de 1960

Mas aproveitando que estou falando de livros e filmes, nesta semana de Momo e estatueta, me dediquei a ver filmes que concorrerão ao Oscar no próximo domingo. Consegui meu intento em apenas dois deles: "Capote" e "Orgulho e Preconceito". Dois belos filmes, sendo que o primeiro é mais instigante, mais inteligente, mais forte, enquanto o segundo começa extremamente bem, mas caminha para o final de maneira muito cômoda da forma como foi dirigido. O primeiro concorre a 5 Oscars e o ator principal deve levar a estatueta: Philipe Seymour Hoffman. Já o segundo concorre a 3 estatuetas, mas não deve levar nenhum, pois nas três categorias seus concorrentes estão melhor.

Na semana retrasada assisti novamente ao filme "Todos os Homens do Presidente". Bom rever Redford e Hoffman em atuações tão marcantes. Ainda mais agora, quando o filme completa 30 anos e demonstra como ele continua atual. Assim como o livro de mesmo título, o filme conta a investigação jornalística de Bob Woodward e Carl Bernstein que trouxe à luz o caso "Watergate", escândalo de escutas colocadas entre os democratas e que desgastou a imagem do republicano Richard Nixon na Presidência americana. Vale a pena ler o livro e ver o filme.

capa do DVD com Hoffman e Redford e foto de Woodward e Bernstein hoje