Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

8.9.05

Endrigo...

Morreu aos 72 anos, o cantor e compositor italiano Sérgio Endrigo, responsável por hits como "Io Che Amo solo" e "Canzone per Te". O músico, que nasceu em 1933 em uma vila croata que fazia parte da Itália, ganhou popularidade nos anos 60 na América Latina por ter suas composições gravadas por Roberto Carlos, como "Canzone per Te", que venceu o Festival de San Remmo, em 1968. Nos anos 70, o músico fez parcerias com nomes da MPB, como Vinicius de Moraes e Toquinho.

Gosto de duas músicas dele: uma marcou minha infância e me acompanhou para sempre como uma das canções românticas mais lindas que conheço. A outra, é uma obra prima direcionada ao público infantil, composta juntamente com Vinícius e Bardotti.

Io che amo solo te (Sergio Endrigo)

C'è gente che ha avuto mille cose,
tutto il bene, tutto il male del mondo.
Io ho avuto solo te
e non ti perderò,
non ti lascerò
per cercare nuove avventure.

C'è gente che ama mille cose
e si perde per le strade del mondo.
Io che amo solo te,
io mi fermerò
e ti regalerò
quel che resta
della mia gioventù.

Io ho avuto solo te
e non ti perderò,
non ti lascerò
per cercare nuove illusioni.

C'e' gente che ama mille cose
e si perde per le strade del mondo.
Io che amo solo te,
io mi fermerò
e ti regalerò
quel che resta
della mia gioventù.

La casa (Vinicius de Moraes - Sergio Bardotti - Sergio Endrigo)

Era una casa molto carina
senza soffitto, senza cucina;
non si poteva entrarci dentro
perché non c'era il pavimento.
Non si poteva andare a letto
in quella casa non c'era il tetto;
non si poteva far la pipì
perché non c'era vasino lì.
Ma era bella, bella davvero
in Via dei Matti numero zero;
ma era bella, bella davvero
in Via dei Matti numero zero.