Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

26.10.04

Jeunet encore...

Novamente, as pessoas têm me perguntado porque escolhi este nome para meu novo blog. Simples, o motivo é o mesmo que me levou a escolher o nome de meu antigo blog: uma forma de homenagear um diretor de cinema que considero fantástico, o francês Jean Pierre Jeneut.

Seu filme primeiro filme foi justamente o Delicatessen (91), depois veio La cité des enfants perdus (95), Alien - A Ressureição (97 – que é melhor ser esquecido) e O fabuloso destino de Amélie Poulain(2000).

Quem viu Delicatessen e La cité, já foi apresentado ao universo quase doentio de personagens e ambientes de Jeunet, sempre margeando e flertando com o delírio. Também já conhece a estética do diretor, que usa e abusa de alguns elementos: uma aspecto retrô, uma certa sujeira no ambiente, a pobreza e atores/atrizes que se repetem a cada aventura cinematográfica (eg.: Dominique Pinon, Audrey Tatou) e a simplicidade quase óbvia e aparente das histórias. E neste caso, cabe um comentário suplementar: podemos ter a impressão de assistirmos um filme quase infantil, mas que, mas as ligações dos acontecimentos e das personagens logo nos leva a argumentos surpreendentemente complexos. Assim é Jeunet.
Obs: apesar de eu ter citado o filme Alien IV, pq ele realmente foi o realizador, sugiro que esqueçam esta bobagem, pois ele perdeu a mão feia nesta produção.

Bom, este meu post tem um outro objetivo, além de apresentar Jeunet: falar do seu mais recente filme que será lançado oficialmente amanhã, dia 27/10, na França. Un Long Dimanche de Fiançailles (ainda sem título em português), com a Audrey Tatou (a doce Amélie) novamente.

Abaixo colei o pôster e um link, onde vocês terão acesso à página do filme, com o trailer e fotos maravilhosas. Vale a pena assistí-lo, pois é lindo e vale a pena vê-las.



Agora só me restará ficar no aguardo do lançamento aqui no país, para correr à fila de ingressos.

Aqui o site oficiel de Jeunet.