Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

1.10.04

Primeiro Mundo?

Pois é, Altinópolis, uma pequena cidade do interior paulista com cerca de 15 mil habitantes e localizada próxima a Ribeirão Preto, foi 1ª página do caderno Horizons, do jornal francês, Le Monde, na edição on line desta sexta feira, dia 01/10 e será veiculada na edição impressa de amanhã, dia 02/10.

O título da matéria é: Altinopolis, une utopie bresilienne (Altinópolis, uma utopia brasileira). Em resumo, a matéria aborda o fato de uma pequena cidade como Altinópolis colocar em prática uma orientação da ONU datada do ano 2000: introduzir a Educação para a Paz nas escolas municipais, às crianças. Segundo os moradores o resultado tem sido ótimo, após 4 anos de execução, e segundo os relatórios e que toda a comunidade está vivendo em maior harmonia desde então.

Para quem é francófono, a matéria completa está aqui, aos demais, peço desculpas, mas não tive tempo de traduzir, mas com certeza tal assunto acabará sendo veiculado na mídia brasileira nos próximos dias (ao menos eu espero que seja).

Em todo caso vale a reflexão: enquanto alguns tentam ensinar a paz para uma vida melhor, muitos idiotas pensam em guerras, retaliações, atos terroristas etc. Gosto das palavras do atual prefeito da cidade, Dr. Carlos Ernani:

"Oras, se existe dinheiro para a guerra, porque será impossível de conseguí-lo para a paz?
A utopia não é o 'irrealizável', mas o que falta a ser realizado."




Até mais...