Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

10.4.07

Democracia...

Os eleitores do Timor Leste compareceram em massa (cerca de 500 mil pessoas ou quase 50% da população) às urnas nesta última segunda feira para escolher um novo presidente para o país mais novo do planeta, afetado pela pobreza e a violência, o que criou um problema de falta de cédulas em alguns locais. Alguns timorenses esperaram por horas para poder exercer o voto, um direito recentemente adquirido.

Ouvi falar do Timor Leste pela primeira por volta de 1996, quando apareceu nos noticiários internacionais por causa do movimento guerrilheiro que tentava tirar o país do domínio da indonésio. A ex-colônia portuguesa esteve sob ocupação da Indonésia entre 1975 e 1999 e ficou sob administração da ONU até 2002.

A eleição, a primeira desde a independência em 2002, decidirá o sucessor de presidente Xanana Gusmão, que não concorreu a um novo mandato desta vez.

Algumas curiosidades desta eleição:

- o comparecimento dos eleitores não é obrigatório.
- como grande parte da população é analfabeta, as cédulas teriam de ser perfuradas no nome do candidato escolhido, com uma caneta ou um prego.
- se nenhum candidato conseguir 50% dos votos, o segundo turno será realizado no dia 9 de maio entre os dois mais votados.
- o novo presidente do país terá um mandato para os próximos cinco anos.
- o país terá que esperar vários dias pela apuração total, já que algumas urnas das zonas mais afastadas são transportadas a cavalo ou de helicóptero.

Obs: segundo Boaventura Souza Santos (sociólogo português), os interesses internacionais, principalmente australianos, em Timor são econômicos (reservas de petróleo e gás calculadas em US$ 30 bilhões) e geomilitares (controlar rotas marítimas e travar a emergência da China). A refletir...

Pode parecer pouco importante falar de um país que tem população menor que algumas cidades do interior paulista, entretanto para mim não é. Sorry! E que bonito foi ver as filas dos eleitores e seus olhos desejando um futuro melhor. Só espero que não tenham um Lula por lá.