Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

11.10.06

Alfred Nobel...

...deve sorrir lá onde ele estiver, cada vez que sai a lista dos vencedores do prêmio que leva seu nome, antevendo a outra premiação científica que acontece em paralelo. O prêmio o IgNóbil, uma sátira aos Nobel, entregues em Cambridge, Massaschussets, apresentados por ganhadores do prestigiado prêmio concedido pela Academia Real Sueca(até nisso há a gozação). São premiados os trabalhos científicos mais curiosos desenvolvidos durante o período. De cara estes experimentos nos fazem rir, e alguns deles posteriormente podem até ser encarados como sérios, mas se o que fica é a primeira impressão, então, prefiro o bom humor.

Vejam algumas destas preciosidades:

  • Ivan Schwab, da Universidade da Califórnia Davis, e Philip May, da Universidade da Califórnia Los Angeles foram premiados com o Ig de Ornitologia por seu trabalho pioneiro sobre a capacidade dos pica-paus em evitar dores de cabeça.
  • Wasmia al-Huty, da Universidade do Kuwait, e Faten al-Mussalam, da Autoridade Pública do Kuwait para o Meio Ambiente, levaram para casa o prêmio de Nutrição por mostrarem que besouros comedores de estrume são na verdade exigentes na escolha de sua refeição.
  • Howard Stapleton da Merthyr Tydfil, em Gales, foi contemplado com o Prêmio da Paz por ter inventado um repelente eletromecânico de adolescentes. O aparelho emite um barulho irritante projetado para ser ouvido apenas por adolescentes, e não por adultos.
  • Lynn Halpern, Randolph Blake e James Hillenbrand, foram reconhecidos com o Prêmio Acústico por conduzirem experimentos para saber porque as pessoas não suportam o som de unhas arranhando o quadro negro.
  • Francis Fesmire, da Universidade do Tennessee, recebeu pessoalmente o Ig de Medicina por seu trabalho "Tratamento de soluços com massagem digital retal".
  • Basile Audoly e Sebastien Neukirch, da Universidade de Paris, ficaram com o de Física por terem enfim desvendado porque o espaguete seco tende a se quebrar em mais de dois pedaços.
  • E mais alguns vencedores do prêmio foram Don Featherstone, criador do flamingo rosa de plástico, Kees Moeliker, que registrou o primeiro caso cientificamente comprovado de necrofilia homossexual em patos, e Stefano Ghirlanda, co-autor do estudo "Galinhas Preferem Humanos Bonitos".

Sem maiores comentários...