Bombonière Delikatessen

Guloseimas e pensamentos...

26.6.06

Brasileiros e brasileiros...

Em tempo de Copa do Mundo e de "este é um país que vai para frente"(sic), ao menos uma notícia que fuja do esporte bretão, das falcatruas petistas e da mamata da VARIG. Já aconteceu há alguns dias, mas sempre é importante tocar neste tipo de assunto.

Brasileira é premiada pela Unesco por usar internet para ajudar alunos
Publicada em 29 de maio de 2006 às 12h16 - IDG NOW

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco, pela sigla em inglês) faz 60 anos em 2006 e para isso premiará personalidades em todos os países membros que desenvolveram projetos nas áreas de atuação da organização. No Brasil cinco pessoas foram escolhidas, entre elas, a professora Lea Cruz Fagundes, especialista em educação e incentivo à pesquisa.

A professora Lea Fagundes foi premiada por desenvolver um novo método de aprendizagem baseado na inclusão digital. Segundo ela, sua pesquisa se estruturou na busca de soluções para os problemas de aprendizagem de crianças que estudam em escolas públicas. Ela afirma que as crianças das escolas públicas têm dificuldade em aprender devido aos problemas sociais a que são submetidas, e que isso pode comprometer a inteligência e o raciocínio dos estudantes. No entanto, a professora diz que apesar disso, elas têm um grande potencial. "A escola precisa aprender a tratar disso porque a diferença está no sofrimento social", afirma Lea Fagundes.

O estudo feito pela professora foi pesquisar se o computador e a Internet poderiam ser meios eficientes de ajuda aos alunos na obtenção de um bom desempenho na escola. Lea Fagundes descobriu que com o uso dessas tecnologias o desenvolvimento das crianças é muito favorecido. "Essas crianças apresentaram um talento que nem a gente imaginava. Além disso, acabou o fracasso. As crianças conseguem inclusive superar as suas dificuldades", explica. A entrega do prêmio ocorreu em Brasília, no dia 07/06.